3 de outubro de 2007

Web 2.0 e o consumidor

Excelente reportagem da Revista Época Negócios (edição Outubro/2007, disponível gratuitamente aqui, na íntegra) trata de um tema que já mencionei algumas vezes por aqui, no Blog: a mudança da relação entre o consumidor/cliente e as empresas.
Felizmente, os consumidores têm ganhado "poder".
A reportagem da revista explica por quê. E como.
Vale a pena ler !!!!!

Por coincidência (ou não), lendo minhas newsletters de hoje (e ontem, acumuladas), outras notícias tratando do mesmo assunto me chamaram a atenção.

O caso da venda do novo álbum da banda Radiohead pode parecer um extremo (íntegra aqui), mas pode ser que não..... Reproduzindo um trecho: A banda Radiohead permitirá que seus fãs escolham quanto pagar pelo download de seu sétimo álbum, “In Rainbows”, que será lançado no dia 10 de outubro. A mensagem “It’s up to you” (é com vocês, em tradução livre) aparece quando o usuário clica ao lado do preço do download do disco no site da banda, que começou a pré-venda em seu site neste domingo (30/09). Ao fazer uma transação completa, foi possível perceber que o álbum pode ser comprado por um valor a partir de dois centavos de dólar mais a tarifa do uso do cartão de crédito ou débito.

É ou não é uma total inversão de papéis ?! Um extremo do extremo, em se tratando de estratégias de precificação..... O consumidor escolhe quanto quer pagar - mesmo (diferentemente daquele bordão irritante das propagandas da Casas Bahia).

Sobre o mesmo assunto (o poder que a internet tem trazido aos consumidores), uma pesquisa recente reforça algumas percepções que já vinham solidificando-se (íntegra aqui): As análises de produtos feita pelos próprios consumidors da web têm impacto na decisão de compra dos norte-americanos, de acordo com estudo da Deloitte & Touche. Quase 62% buscam a opinião de outros consumidores na internet, segundo a pesquisa. Destes usuários, 82% foram diretamente influenciados pelas análises em suas compras, usando estas opiniões para confirmar ou desistir de uma compra. A pesquisa aponta também que 69% dos entrevistados compartilham análises com amigos e família. A pesquisa consultou 3.331 consumidores, com 17 anos ou mais, entre 28 de agosto de 6 de setembro de 2007.

Mas como nem tudo são flores.........Retomemos o caso da Telefônica.
As mudanças recentes, originadas em decisões liminares (provisórias) da Justiça, continuam repercutindo. Segundo divulgado pelo IDG (aqui), a Associação Brasileira dos Usuários de Acesso Rápido (ABUSAR) afirmou, em comunicado divulgado nesta terça-feira (02/10), ser contra a cobrança da tarifa de 8,70 reais para se conectar ao Speedy, da Telefônica.
Isso ainda vai render muito........

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