Agora que é oficial a compra do ABN pelo consórcio europeu (Santander incluso), e os clientes do Real no Brasil (inclusive eu!) seremos obrigados a suportar as mudanças (aqui uma matéria interessante), finalmente vou mudar um pouco de assunto....
Quero falar da relação cliente-empresa, e do fator CONFIANÇA. Na última terça-feira (09/10), na minha aula de Marketing II, estávamos discutindo fidelização, e impreterivelmente passamos por alguns assuntos correlatos (CRM, Database Marketing etc).
Um texto publicado no (excelente) site e-Marketer (aqui) trata justamente da confiança do consumidor, e as fontes de pesquisa de informações às quais ele recorre antes de fechar uma compra - ainda mais na Internet. O artigo mostra uma pesquisa que indica que a indicação de outros consumidores é a fonte considerada mais segura no momento de decidir uma compra, com 78% das indicações - índice bastante superior a mídias tradicionais, como jornais (63%), TV e revistas (ambos com 56%), rádio (54%) e anúncios antes de filmes, nos cinemas (38%).
A pesquisa indica, ainda, uma diferença entre os índices nos Estados Unidos (81%) e no "resto do mundo" (70%). Aliás, um breve parênteses: assim como os argentinos, americanos têm essa mania de comparar o próprio país com "o resto do mundo"......egocêntricos ?! Imagina..........
Enfim, retomando o ponto principal, sobre a confiança do consumidor e como "solidificá-la", outro artigo do e-Marketer (aqui) indica, complementarmente, que 62% dos consumidores que compram via internet lêem e/ou consultam "reviews" (vamos traduzir, simplificadamente, como "avaliações") escritas por outros consumidores. A pesquisa que chegou a tais conclusões foi feita pela Deloitte.
Mais importante ainda: 99% das pessoas que recorrem a estas "avaliações" as consideram altamente críveis.
Eu mesmo já escrevi "reviews" deste tipo, em diversos sites que costumo usar (Submarino, e-bit, Amazon, Buscapé, BondFaro etc). E estou no "bolo" de pessoas que lê e confia nas avaliações - descontadas, obviamente, algumas bobagens que pessoas sem noção insistem em escrever, ao invés de limitarem-se à sua insignificância..... Exemplos ?! Isso é fácil: aqui, aqui e aqui. No último link, a única "crítica" que a criatura tem sobre uma impressora é "Não é multifuncional, faz apenas impressão". Ora, que comentário mais idiota !!!! Trata-se de uma impressora, NÃO de uma multifuncional - alguém precisa avisar isso ao abestado, pois isso não é uma crítica ao produto em si, mas uma constatação mais do que óbvia....... Ou seja, não ajuda em nada a pessoa que está pensando em comprar (ou não) aquele produto !
11 de outubro de 2007
Confiança do consumidor
postado por Unknown
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