Num EXCELENTE artigo publicado pela Revista ÉpocaNegócios de outubro (aqui), Washington Olivetto trata da falta de boas idéias na comunicação e, por conseqüência, na publicidade atualmente. Em dado momento, ele afirma: Vivemos um momento, no mundo inteiro, em que muita gente está comprando o sapato sem saber o tamanho do pé. Discute-se se os jornais e revistas vão acabar, se a internet vai ser a mídia prioritária, se a TV aberta vai ser substituída pela digital, se as promoções são boas ou vulgarizantes, se os eventos são mais efetivos que a publicidade, se a comunicação deve ser direcionada ou 360 graus, se as agências devem ser full services ou hot shops, se os comissionamentos devem ser substituídos por fees, se a comunicação deve ser dentro ou fora da caixa, se o consumidor deve ser receptor ou produtor de conteúdo, se aquilo que era monólogo agora é defi nitivamente diálogo, enfi m, discutem-se, basicamente, os meios e o negócio. Mas poucos se preocupam com a mensagem, que é o que garante a efetividade do negócio.
Num post anterior, graças ao YouTube, reproduzi o clássico comercial feito pelo Washington Olivetto para a Folha de São Paulo, em 1983 (Hitler, aqui).
Concordando totalmente com o texto do publicitário (genial) Olivetto, resgato outro clássico - que alia um clássico da propaganda a um clássico do Rock:
Na década de 1980, também, as propagandas do cigarro Hollywood eram recheadas de cenas ligadas a esportes radicais (antes de eles serem "moda" como hoje em dia), e as trilhas sonoras eram deliciosas....clássicos do Rock, misturados com outras excelentes músicas, mais novas, mas sempre de qualidade. Um belo resumão está aqui:
Peter Frampton, Winger, Whitesnake, Tina Turner, Van Halen, Asia, Survivor (banda da trilha sonora do filme Rocky, com "Eye of the Tiger"), Steve Vai, Bon Jovi, Cutting Crew, Boston, Journey, Phenomena II, Steve Perry, REO Speedwagon e outros nomes tão relevantes para quem, como eu, aprecia o bom e velho Rock and Roll.... (uma bela relação de todas está aqui). Sem falar, é claro, em comerciais bem produzidos, com ótimas idéias - não basta gastar muito dinheiro para ter, por exemplo, Zeca Pagodinho, Ivete Sangalo e outras coisas bizarras daquelas elogiando o "jeitinho" brasileiro (aquela coisa podre de "zeca-feira", argh!).
Bons tempos, com grandes idéias e ótima execução !!!!!!!!
E agora vai uma contribuição minha: um dos comerciais que eu nunca esqueci: vi quando ela moleque, e jamais saiu da memória - até que há pouco tempo, recebi por e-mail:
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