24 de julho de 2008

A Vale quer ser verde - repercussão

No mês passado, como eu registrei AQUI, a Exame publicou uma matéria sobre a Vale do Rio Doce. Entre asneiras e baboseiras, a repórter escreveu a seguinte pérola:

Mas só o tempo — e as ações que vierem com ele — dirão se a campanha é apenas uma estratégia de marketing ou uma preocupação concreta.
Na edição seguinte da Exame, tive o prazer de ler a seguinte carta publicada:
Ao final da reportagem sobre a Vale, a jornalista destaca uma oposição entre marketing e preocupação concreta. Com isso, ela parece desconhecer o significado da palavra marketing - ciência aplicada, objeto de estudo e pesquisas científicas nas grandes universidades, fundamentada em bibliografia de autores respeitados no mundo inteiro.
Admir Borges
Belo Horizonte, MG
Congratulo o Sr. Admir Borges.
Vou, inclusive, tentar localizá-lo na web, para transmitir efusivas palmas.....

Com poucas palavras, ele aborda aquilo que eu já havia dito aqui no blog: a jornalista da Exame precisava se informar melhor sobre aquilo que pretende escrever.

Graças a matérias deste tipo, veiculadas em revistas de prestígio como a Exame (ok, o prestígio é discutível, mas fato concreto é que gera repercussão, é consultada por alunos de graduação, interessados, pessoas que ACHAM que estarão aprendendo ao consultar a revista, quando na verdade estão desaprendendo), há muito conceito errado sobre marketing por aí....

0 comentários: