30 de agosto de 2008

IRresponsabilidade social

Vou apenas transcrever 2 singelos trechos de textos disponíveis na internet.

Primeiro:

A Responsabilidade Social é um dos pilares de atuação da Companhia, junto com crescimento integrado e rentabilidade. Dentro do Plano Estratégico 2020 e seus atributos de Visão, traçou-se desafios de gestão específicos em Responsabilidade Social.

Em sua Política de Responsabilidade Social, a Companhia passou a reunir diretrizes específicas nas áreas de gestão integrada, desenvolvimento sustentável, direitos humanos, diversidade, trabalho decente, investimento social sustentável e compromisso da força de trabalho. Antes, as diretrizes de responsabilidade social estavam descentralizadas nas diferentes políticas corporativas.

Reconhecida pela sua marca de excelência na produção de petróleo, gás e derivados, a Petrobras divulga sua Política de Responsabilidade Social visando atingir o desafio de ser referência internacional em responsabilidade social na gestão dos negócios, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
Fonte: aqui.
Segundo:
Comboio composto por policiais federais e auditores do Ministério do Trabalho localizou ao menos 40 trabalhadores em condições precárias numa área de 44 hectares pertencente à Petrobrás no interior do Paraná. A empresa fez um acordo com antigos proprietários para o desmate do terreno, que será utilizado para exploração de xisto. Apesar disso, a Petrobras foi notificada por trabalho escravo.

O grupo estava sem botas, luvas, e, principalmente, sem carteira assinada. A irregularidade não poupa nem menores, pois até um menino de 16 anos foi encontrado. Ele tinha calos nas mãos. Para os trabalhadores, a jornada termina em barracos de lona, carroças, casebres abandonados e até num antigo galinheiro, onde se acomoda um casal.

Funcionários da Petrobras estiveram no local, mas não quiseram gravar entrevista. "A gente não tem a informação do que está acontecendo e não tem como dizer", afirmou um deles.

Denúncias como esta são mais comuns em regiões isoladas do Centro-Oeste e Norte do Brasil. Mas já há casos no Sul. Foi por isso que o Ministério do Trabalho criou um grupo especial móvel só para atender a essa região do país. As ações se concentram no Paraná, que lidera o número de trabalhadores resgatados: em julho, 228 cortadores de cana foram libertados numa usina em Porecatu. Eles eram transportados junto com veneno agrícola, trabalhavam sem equipamentos de segurança, e não tinham água nem banheiro.

"Nós esperamos que, ao encontrar essas condições, elas desapareçam numa velocidade muito maior do que nós temos conseguido na região norte", disse o coordenador da fiscalização Benedito de Silva Filho.
Fonte: aqui.
Acho que nem preciso comentar, não é ?!
A discrepância é tão grande........

O título do post poderia ser "Teoria versus prática".
E depois vem alguém falando em "marketing social" ou qualquer coisa equivalente......

0 comentários: