O vídeo abaixo é muito interessante: num ramo de negócios altamente commoditizado, é possível oferecer alguns diferenciais:
Mais um post da série dedicada aos pequenos negócios....
É preciso destacar, inicialmente, a LOCALIZAÇÃO. A escolha do local é particularmente relevante no varejo (exceto, obviamente, no comércio eletrônico, no qual a localização do depósito é mais relevante, para agilizar e baratear a entrega e facilitar a logística), e o proprietário da banca tem uma localização privilegiada: próximo de uma estação do metrô de grande movimento.
Além disso, são citados o bom atendimento (que passa pelo entendimento das necessidades e desejos dos consumidores), crescimento da região (ambiente de marketing), formas de pagamento diferenciadas e o comportamento do consumidor, parceria com fornecedores, serviço de entregas, percepção dos diferentes tipos de clientes que a banca atende, benchmarking...
O que eu mais gostei foi o seguinte: o proprietário percebe tudo isso, e dá atenção a alguns fatores que muitas empresas, cheias de profissionais com MBAs caríssimos, ignoram.
Percebam que há uma oferta diferenciada no período da manhã e no período da tarde/noite. A rotatividade da exposição dos produtos é outro ponto crucial para o varejo... Outra coisa que é genial: a parceria com outros pontos de venda, como lojas de conveniência.
E tudo isso "inventado" por uma pessoa que nitidamente não teve muita educação formal - e que tem prazer naquilo que faz.
Simplesmente genial !!!!!!
17 de agosto de 2008
Diferenciais de negócios
postado por Unknown
Posts Relacionados ASSUNTOS RELACIONADOS: Distribuição e Logística, PME, Satisfação do cliente, Valor percebido, Varejo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Muito bom esse programa, vou procurar outras edições, talvez me dê uma luz no meu plano.
abraços
Douglas,
Concordo, o programa é muito bom.
Mas o que eu mais gostei é da SIMPLICIDADE por trás de tudo.
Não podemos dizer que o dono da banca "inovou"; pelo contrário, ele apenas seguiu algumas práticas elementares. Porém, fez bem-feito.
Postar um comentário