23 de agosto de 2008

Cartel de telecomunicações

Já tratei disso inúmeras vezes por aqui - mas a notícia é fresca:

A Secretaria de Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça, abriu ontem processo administrativo para investigar as empresas de telefonia celular - TIM, Vivo, Claro e Oi - por práticas anticompetitivas. As quatro empresas, que detêm juntas mais de 95% dos usuários de celular no País, são suspeitas de fixar elevadas tarifas de interconexão da rede móvel (conhecido tecnicamente como VU-M) cobradas das concorrentes - operadoras de telefonia fixa - pelo uso de suas redes, ao mesmo tempo em que cobram tarifas mais baixas de outros clientes.

A decisão deve ser publicada hoje no Diário Oficial da União (D.O.U.) e as empresas terão 30 dias para se manifestar, a contar da notificação. A interconexão possibilita aos usuários das diferentes operadoras de telefonia fixa ou móvel realizarem e receberem ligações e é considerada fundamental para que haja uma efetiva competição entre as diversas empresas de telefonia. Para cederem suas respectivas redes, as operadoras podem cobrar uma tarifa de uso.

A diretora do Departamento de Proteção e Defesa Econômica (DPDE), Ana Paula Martinez, disse ontem que a legislação prevê liberdade tarifária. No entanto, como a cessão de uso das redes é essencial para viabilizar concorrência, os valores excessivos cobrados pelas donas das redes podem significar criação de obstáculos e dificuldades aos competidores. "Isso provoca um estrangulamento econômico dos concorrentes", afirmou a diretora, acrescentando que o objetivo da investigação não é fixar valores e nem julgar se as tarifas atuais são excessivas, mas determinar se o VU-M cobrado possibilita ou não a exclusão de concorrentes do setor de telecomunicações, colocando em risco a livre competição no País. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
O setor de telefonia, no Brasil, está um horror.
O cliente sofre, e ninguém faz nada. A concorrência é uma piadas - geralmente, inexiste.

Ontem mesmo fiquei sem sinal do Speedy. Liguei para a Telefonica.
Sempre que ligo para a Telefonica acabo com alguma seqüela: dor de cabeça, azia, má-digestão, olheiras etc....
Desta vez, não foi diferente.

Expliquei toda a situação para a primeira atendente (que tinha a dicção de um urso panda recém-nascido).
Ela transferiu para o segundo atendente (que tinha o mesmo padrão de dicção, coisa que deveria ser BANIDA das empresas de telemarketing: não consegue ler o seu script com um mínimo de clareza, procure outro emprego!), a quem expliquei tudo de novo.

Testes pra lá, testes pra cá, o rapaz concluiu que o problema era externo, ou seja, em algum ponto entre a central da telefônica e a minha casa.
Pediu que eu aguardasse o serviço que seria realizado na rede da Telefonica e, caso a situação não se regularizasse até o dia seguinte, disse que eu deveria ligar novamente pedindo o reparo.
Aguardei.
O serviço, CLARO, não normalizou-se.

Liguei novamente.
Dois atendentes depois, o rapaz (nick: Laerte) resolveu o problema.
Ou seja: eu não precisava ter aguardado serviço algum - bastava um pouco mais de esforço, competência ou conhecimento no primeiro dia, e o sinal poderia ter sido restabelecido prontamente.

Coisas do monopólio ou da concorrência cartelizada......

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