3 de janeiro de 2008

Marketing DE QUALQUER COISA

Como leitor assíduo da coluna do José Simão na Folha de São Paulo, vou me permitir iniciar, em 2008, uma campanha "anti-modismo" no Marketing.
O "Macaco Simão" tem a "mesopotâmica campanha anti-tucanês".
Eu estou criando a "campanha anti-modismo imbecilizante no marketing".

Por quê ?!
Explico..........

Tenho que me conter para não achar que o mundo está completamente perdido.
Agora, além do "marketing pessoal" que vi e discuti numa comunidade do Orkut (aqui), leio num outro tópico, da mesma (ótima) comunidade do Orkut que existe uma diferença entre MARKETING EDUCACIONAL e MARKETING NA EDUCAÇÃO. Assim como, pelo lido na comunidade, há uma diferença enooooorme entre MARKETING ESPORTIVO e MARKETING PARA O ESPORTE; e, CLARO, há diferenças fenomenais entre MARKETING POLÍTICO e MARKETING ELEITORAL.

Era só o que me faltava.......!!!!!

Vamos, então, às "diferenças" (transcritas do original, aqui):
MKT EDUCACIONAL é quando você "vende" uma instituição para seus stakeholders no intuito de fortalecer a marca da instituição para diversas ações estratégicas, por exemplo angariar recursos privados como acontece nos EUA, atração de mídia expontânea, entre outras. MKT na EDUCAÇÃO é a aplicação endo do conceito entre seus alunos, professores, diretores, serventes, vigilantes,porteiros... Podendo, inclusive, refletir benéfica ou maléficamente no MKT EDUCACIONAL citado anteriormente.

Ah, tá ! Então, seguindo esta "linha de raciocínio" (se é que pode ser chamada assim!), os alunos, professores, diretores, serventes, vigilantes, porteiros e demais funcionários de uma instituição de ensino não são "stakeholders" ????
Sim, porque a "definição" (?) de MARKETING EDUCACIONAL menciona os stakeholders, mas, aparentemente, a única diferença é que o MARKETING NA EDUCAÇÃO é voltado exclusivamente aos funcionários....... Então professores, alunos, porteiros e afins não são stakeholders.

Provavelmente em breve teremos mais "sub-divisões" escabrosas:
MARKETING EDUCACIONAL DOCENTE
MARKETING EDUCACIONAL DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS
MARKETING EDUCACIONAL DISCENTE
MARKETING EDUCACIONAL DE SECRETARIA, LANCHONETE E ESTACIONAMENTO
Todos, obviamente, são diferentes tipos de Marketing, né ?!

Quanta bobagem um ser humano consegue produzir sem estar no PT, hein ?!
Pelo visto, "o céu é o limite".......

Volto a perguntar: qual a diferença entre o marketing que se aplica numa escola secundária, numa faculdade, numa clínica ortopédica, num hospital de ponta, num supermercado ou numa montadora de automóveis ?
NENHUMA.
E eu me refiro a diferenças, não às particularidades de cada setor !!!!! Até porque nas teorias clássicas de Marketing, há conceitos e ferramentas capazes de lidar perfeitamente com estas peculiaridades - sem precisar mudar o "nome" do marketing.

Portanto, não é razoável dizer que existam diferentes tipos de marketing conforme o marketing seja aplicado em diferentes tipos/naturezas de empresas. Assim, "marketing bancário" é um termo vazio, pois não há RIGOROSAMENTE NENHUMA diferença entre o marketing aplicado em bancos e o marketing aplicado em empresas comerciais (varejo e atacado).

Se houvesse, teríamos:
MARKETING DE COMÉRCIO VAREJISTA
MARKETING DE COMÉRCIO ATACADISTA
MARKETING DE COMÉRCIO VAREJISTA DE ROUPAS E CALÇADOS
MARKETING DE COMÉRCIO ATACADISTA DE ROUPAS E CALÇADOS
MARKETING DE COMÉRCIO VAREJISTA DE PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL E BELEZA
.......e por aí vai !!!!!!!

Não há diferenças entre os conceitos, independentemente do setor econômico no qual ele seja aplicado !!!!
Mas, ao invés de aceitar isso, muita gente prefere criar estas terminologias MALUCAS, que não fazem nenhum sentido....... Já vi gente se dizendo "especialista" em marketing jurídico.... !!!!!!
Oras, o que difere um especialista em marketing de um "especialista em marketing jurídico" ?!
Não existe "marketing jurídico" - portanto, não pode haver um "especialista em marketing jurídico" !!!!!!!

Esses modismos vazios só ajudam a espalhar uma imagem falsa do trabalho REAL dos profissionais de marketing.
E os BONS profissionais de marketing acabam prejudicados, porque "marketing" vira sinônimo de "enganação" ou qualquer coisa do gênero......

4 comentários:

PAULO CESAR RUBINI disse...

Qual a diferença entre blogueiro de mkt e blogueiro de mkt?

Unknown disse...

Putz, cada comentário besta que fazem.....O pior é ter que ficar revisando essas cacas uma vez por semana, e perder tempo lendo bobagem...

Marjozinha disse...

Carlos, descobri seu blog por acaso, mas já vou colocá-lo entre meus favoritos. Concordo com você em cada linha desse artigo. Sou graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - desde 1996; trabalhei em vários lugares diferentes, como TV, agência, shopping, estúdio. Sempre fiz cursos e me informo muito sobre os assuntos pertinentes a nossa área, que a cada minutotem coisas e elementos novos, a serem inseridos no dia-a-dia profissional. Fico muito irritada quando alguém me fala se faço determinado tipo de marketing. Poxa, marketing é marketing, e mais cúmulo ainda é quem se auto-intitula marqueteiro de alguma coisa e não consegue ao menos pronunciar a palavra marketing corretamente (canso de ouvir "marquenti"). Então me dá vontade de dizer: "Isso, filho, vá para um "mar quente" mesmo, viaje para o Caribe e esqueça de voltar...." Abraços!

Unknown disse...

Marjorie,
Será um prazer tê-la aqui no blog com maior freqüência. Sinta-se à vontade para incluir mais comentários, ok ?!

Creio que você gostará de ler outros posts que tratam dessa mesma questão - eles estão todos agregados no marcador "Campanha anti-modismo" no menu à esquerda.
Já aviso: é um dos itens mais volumosos aqui do blog - então, é "diversão" garantida !

Abs,
Carlos