28 de janeiro de 2008

GM e Bill Gates

Este texto vem circulando pela internet há anos, mas mantém sua "graça":

Numa feira de informática (Comdex), Bill Gates teria feito uma infeliz comparação da indústria de computadores com a automobilística e declarou:

- Se a GM tivesse evoluído tecnologicamente tanto quanto a indústria de computadores evoluiu, estaríamos todos dirigindo carros que custariam 25 dólares e que fariam 1000 milhas por galão (algo como 420km/l).

A General Motors, respondendo "na bucha", teria divulgado o seguinte comentário a respeito dessa declaração:

Se a Microsoft fabricasse carros:

1) Toda vez que eles repintassem as linhas das estradas, você teria de comprar um carro novo.

2) Ocasionalmente, dirigindo a 100 Km/h, seu carro, de repente, morreria na auto-estrada sem nenhuma razão aparente, e você teria apenas que aceitar isso, religá-lo (desligar o carro, tirar a chave do contato, fechar o vidro, sair do carro, fechar e trancar a porta, abrir e entrar no carro, sentar-se no banco, abrir o vidro, colocar a chave no contato e ligar) e seguir adiante.

3) Ocasionalmente, a execução de uma manobra à esquerda poderia fazer com que seu carro parasse e falhasse. Você teria então que reinstalar o motor!Por alguma estranha razão, você aceitaria isso também.

4) A Apple faria um carro em parceria com a Sun, confiável, cinco vezes mais rápido e dez vezes mais fácil de dirigir. Mas apenas poderia rodar em 5% das estradas.

5) Os indicadores luminosos de falta de óleo, gasolina e bateria seriam substituídos por um simples "Falha Geral ou Defeito Genérico".

6) Os novos assentos obrigariam a todos terem o mesmo tamanho default de bumbum.

7) Em um acidente, o sistema de air bag perguntaria: "Você tem certeza que quer usar o air bag?", antes de entrar em ação.

8) No meio de uma descida pronunciada, quando você ligar o ar-condicionado, o rádio e as luzes ao mesmo tempo, ao pisar o freio apareceria uma mensagem do tipo "Este carro realizou uma operação ilegal e será desligado!"

9) Se desligar o seu carro 98 utilizando a chave, sem antes ter desligado o rádio ou o pisca-alerta, quando fosse ligá-lo novamente, ele iria checar todas as funções do carro durante meia hora, e ainda lhe daria uma bronca para não fazê-lo novamente.

10) A cada novo lançamento de carro, você teria de reaprender a dirigir, voltar à auto-escola e tirar uma nova carteira de motorista.

11) Para desligar seu carro, você teria de apertar o botão "Iniciar".

Agradeço a contribuição da Kelly, ex-aluna e talvez-futura-orientanda, que "desenterrou" o texto e me mandou hoje por e-mail.

E repito o comentário que fiz na resposta que mandei para ela.
Por trás desse texto, criativo, acabam sendo apontadas algumas "falhas" detectáveis pela ótica das teorias de marketing.
Afinal, o texto aponta alguns dos problemas que criaram uma fama mais do que discutível do produto Windows (que alguns preferem nomear "Ruindows", por razões óbvias), e compara os problemas gerados pelo sistema operacional da Microsoft às situações típicas da utilização de um carro.

Acho que é um bom texto para tratar do composto do PRODUTO de uma forma bem-humorada.....


Em tempo: uma sugestão de leitura, que trata de direitos autorais digitais, num texto da Wharton Business School, AQUI.

0 comentários: