8 de janeiro de 2008

Internet e o consumidor: novos padrões

Depois do "boom" da internet (a chamada "bolha ponto.com"), começa a ficar cada vez mais claro o papel da Internet nos negócios. As chamadas "redes sociais" (como FaceBook, MySpace, Orkut e quetais) ganham relevância, os "blogs" crescem..... Tudo isso acaba sendo complementar ao comércio eletrônico (B2B e B2C), e ajuda a modificar o tipo de relação que o consumidor tem com a web.

Comecei a pensar nisso, inclusive, graças a uma matéria do ValorEconômico de hoje (AQUI). Mas não só, obviamente......

Já comentei sobre a Web 2.0 por aqui antes, inclusive indicando uma publicação interessante. Pois bem, aqui vão mais algumas dicas preciosas para leitura, sempre tendo como pano de fundo a questão do comportamento do consumidor, da Web e afins:

1) O conceito de valor no marketing trata do valor percebido pelo cliente. Serve muito bem para relembrar conceitos "clássicos", mas que ainda funcionam muitíssimo bem no comportamento atual dos consumidores que passam a ter a web como parte natural de suas vidas.

2) O começo da web 3.0, que adianta mais uma "onda": a web 2.0 ainda nem se consolidou propriamente, mas já aparece a "nova versão"......

3) New metrics for new media, um documento que apresenta idéias e propostas interessantes (conquanto incipientes) sobre métricas que podem ajudar a alavancar a utilização das novas mídias pelas organizações. O tema é interessante, pois representa, inclusive, um problema bastante comum nos departamentos de marketing: como mensurar resultados e investimentos, para calcular retorno ?

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