10 de janeiro de 2008

Hillary e Obama: sob a ótica do marketing

Interessante acompanhar as eleições norte-americanas, sob a ótica do marketing.
Estão acontecendo as "primárias", ou seja, a escolha dos candidatos dos partidos Democrata e Republicano.
A grande "estrela" dessa fase inicial tem sido o candidato Barack Obama: ele tem surpreendido a até então favorita Hillary Clinton.

Bom, um texto da Wharton (disponível na íntegra, aqui) faz uma bela análise da situação sob a ótica do marketing.
Creio que o maior (não único!) mérito do texto é justamente desmistificar o tal do "marketing político": ao ler o artigo, fica evidente que tudo aquilo que é utilizado na campanha eleitoral corrente são ferramentas que o marketing sempre teve ! Obviamente, são incorporados novos meios de comunicação (web, SMS, celular etc) no composto "Promoção & Comunicação", mas o resto não foge ao tradicionalíssimo conceito dos 4Ps, da segmentação de mercado, do posicionamento etc.

Este artigo com certeza entra para o rol da "campanha anti-modismo imbecilizante no marketing".
With honors.

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