23 de fevereiro de 2008

A História da Propaganda

Um vídeo interessante (a despeito de curto e superficial) sobre a história da propaganda no Brasil:




O vídeo é do Portal Exame (aqui).
A matéria da Exame, completa (para assinantes), está aqui. Um pequeno trecho:

A chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro, em março de 1808, é um marco sob vários aspectos. Foi a senha para a abertura dos portos brasileiros ao comércio exterior, para a implantação do primeiro banco da colônia e para a instalação das primeiras instituições de ensino de nível superior. Com dom João, o Brasil nascia como país. E como mercado. Em meio à onda de novidades que desembarcaram com os nobres lusitanos, do florescimento do comércio à intensificação da vida em sociedade, eis que surge a publicidade. Os anúncios de produtos e serviços passaram a existir formalmente no Brasil com o primeiro jornal escrito e impresso no país, a Gazeta do Rio de Janeiro, editado pela Imprensa Régia a partir de setembro de 1808. A data exata do nascimento é motivo de divergência entre estudiosos do assunto. Um grupo defende o dia 10 de setembro, quando circulou a primeira edição do jornal, com um anúncio de dois livros publicados pela própria Imprensa Régia. Como se tratava de uma comunicação feita pelos editores do jornal, a maioria dos estudiosos despreza esse anúncio e aponta outro como precursor, publicado uma semana depois. Em um singelo texto de quatro linhas encimadas pela palavra "Annuncio", Anna Joaquina da Silva oferecia "uma morada de casas de sobrado com frente para Santa Rita". À parte a polêmica, o fato é que, com a Gazeta, o país passou a ter seu primeiro veículo para a divulgação de mensagens publicitárias -- o Correio Braziliense, publicado em Londres desde março de 1808 e tido oficialmente como o primeiro jornal brasileiro, não publicava anúncios. "Até a Gazeta, a única forma de publicidade que existia no Brasil eram cartazes rudimentares escritos a mão e os pregões dos comerciantes nas ruas", diz José Roberto Whitaker Penteado, um dos autores do livro Propaganda no Brasil -- Evolução Histórica, editado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Complementarmente, para quem quiser mais informações, ficam algumas sugestões: aqui, aqui e aqui.
Uma perspectiva muito interessante pode ser vista aqui. E para quem prefere um livro à internet, fica uma sugestão aqui.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Carlos, tudo bem?
Estava pesquisando sobre marketing e encontrei seu blog, gostei dos propagandas que vi aqui. Tenho 19 anos e estou cursndo o segundo ano de Adm Geral, no interior de sao paulo, tenho uma empresa no ramo de dormitórios que adquiri a 6 meses. Estou com duvidas, pois uma das lojas fia em uma avenida principal onde o transito é rápido, que tipo de marketing posso ultilizar? desde já agradeça e parabens pelo blog!
Até mais!

bia1904 disse...

Oi carlos..estou fazendo um TCC, e uma parte do quadro teorico é sobre a propaganda no Brasil, como começou, enfim, só que é um conteudo muito dificil de achar!!!
Estou no 7º periodo de Comunicação Social. Gostaria de saber se vc tem alguma dica de livros para achar, ou sites. Desde já agradeço. meu e-mail é biancapc2009@hotmail.com