15 de fevereiro de 2008

Balanço geral

Uma semana mais do que tumultuada, devido ao término do recesso acadêmico......
Semana de recepção de calouros, apresentação de disciplinas.......e novidades. Digeri-las, todas, não é fácil. Não de uma só vez.

Devido à correria da semana, não consegui um tempinho para postar nada por aqui - a despeito de assuntos amontoarem-se sobre a mesa, nos e-mails marcados para comentar, nas newsletters.....

Bom, já aviso aos fiéis leitores que a partir de agora pode haver uma certa demora para novidades ou discussões que vinham sendo feitas. Voltam as aulas, e preciso dedicar muito tempo aos queridos aluninhos - e outros nem tanto.......:-)
Além disso, vou tentar conciliar o meu intuito ao criar este blog com as aulas..... Ou seja: tentarei tratar, aqui, de assuntos que tenham alguma relação com as aulas, mas não vou, de maneira nenhuma, tornar o blog uma área restrita às aulas.
Talvez seja complicado, mas tentarei mesmo assim.

Enfim, feito este "balanço" e apresentadas as explicações cabíveis, quero comentar a mudança na estratégia de marketing da Dell.
A empresa ganhou fama, na década de 1990, com um inovador sistema de vendas de microcomputadores: o cliente montava sua máquina, com a configuração que desejasse, e só então a Dell montaria o equipamento. Estoque zero.
Claro, a Dell não foi a primeira empresa a fazer isso.
Mas no mercado de computadores, em grande escala, foi. Significou uma inovação que ganhou fama.

Porém, ela vem mudando seu formato de vendas, paulatinamente.
Primeiro, passou a vender modelos "prontos" (ou seja, com uma configuração pré-definida) em parceria com o Wal-Mart (e Sam´s Club também, obviamente).
Agora, mais uma novidade interessante:

A Dell reduziu a oferta online de microcomputadores de consumo com chips AMD para apenas um modelo, mantendo sua loja virtual voltada a PCs com chips Intel, anunciou a empresa no sábado (09/02). As vendas de notebooks e desktops da Dell com chips AMD serão concentradas nos 10 mil pontos de vendas da empresa mundialmente, informou a porta-voz da Dell, Anne Camden.

A loja online da Dell passa a oferecer apenas o desktop Inspiron 531 com o processador AMD Athlon 64 X2 Dual-Core 4000+. A oferta para empresas via internet mantém diversos modelos com chips AMD.

Como as máquinas com AMD costumam ser mais baratas em relação aos modelos com processadores Intel, a decisão da Dell em vender modelos de consumo com chips AMD somente no varejo tradicional faz sentido, avalia Dean McCarron, fundador da consultoria Mercury Research.

Nos últimos seis meses, a Dell tem expandido sua oferta em canais de varejo, por meio de parcerias com redes como Best Buy e Wal-Mart, nos Estados Unidos, com a Tesco, no Reino Unico, e com a Bic Camera, no Japão. A estratégia de venda por meio de varejistas garantiu a lidarença da Dell nos Estados Unidos, em vendas de PCs no quarto trimestre de 2007, segundo a IDC. Mundialmente, entretanto, a HP se mantém na primeira posição do mercado de desktops e notebooks, batendo Dell, Acer e Lenovo, informa a consultoria.

A matéria completa está aqui.
Ou seja: a Dell está revendo sua estratégia de distribuição, a partir de uma reestruturação da segmentação de mercado...... (esta vai ajudar alguns alunos!).
Isso é bom - e não invalida, é claro, a inovação que a Dell fez, ao inaugurar seu site de vendas diretas. Trata-se de uma adaptação - que pode ter demorado muito, pois estas mudanças só vieram depois que a empresa perdeu a liderança nas vendas de notebooks e desktops para a HP, mundialmente.

Agora, é acompanhar os resultados.
Até que ponto esta mudança vai conseguir reverter a vantagem da HP sobre a Dell ???

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