11 de setembro de 2007

Onde tudo começou

Não que seja uma grande novidade, mas a cada vez que uma empresa destrata o consumidor, fico me perguntando o que se passa na cabeça dos Administradores, Proprietários e demais "responsáveis" pelas decisões nestas empresas......
Não bastasse o "recall" atabalhoado promovido pela Mattel recentemente, a redução brusca nos preços do iPhone, esta nótícia mostra, mais uma vez, a gravidade do problema: uma das maiores lojas virtuais do Brasil agindo como se fosse uma empresa de fundo de quintal, desrespeitando alguns dos mais essenciais princípios do Marketing.

Ok, não é nenhuma novidade o desrespeito pelos consumidores - especialmente no Brasil.
Não é novidade, também, a leniência que estas empresas dão como certa, por parte das autoridades que deveriam proteger o consumidor.
Porém, creio que um dos maiores problemas (e que tampouco é novidade) quando acontece esse tipo de coisa é justamente o comportamento dos consumidores - especialmente no Brasil.

O tal "apagão aéreo", a reeleição de "mensaleiros" em 2006.....tudo isso é, na verdade, sintoma do mesmo problema: não apenas o
consumidor brasileiro, mas o cidadão brasileiro não tem conhecimento dos seus direitos e deveres; do poder que tem à disposição.
Não bastasse o poder do voto, o que impede um boicote às empresas aéreas que praticam o tal "overbooking", ou àquelas que tratam os passageiros como lixo, deixando um (pseudo) cliente 12, 15 ou 20 horas sem nenhuma satisfação ?

Na década de 1980, o trabalhador brasileiro "aprendeu" a fazer greves para exigir direitos que eram, até então, muito mais teóricos do que reais.
Quando o CONSUMIDOR brasileiro vai aprender a fazer "greves" ?

Assim, este é o "mote" deste blog: tratar de Marketing, sim - mas sem abandonar a realidade que nos cerca.


Afinal, erra quem pensa que Marketing é "vender" ou "fazer propaganda".
É muito mais....

1 comentários:

Vagner disse...

Muito legal Carlão! Beleza de texto!

Seu blog já está na minha barra de favoritos!!!!!