14 de setembro de 2007

Deturpando o Marketing

Lamentavelmente, muitas pessoas não sabem o real significado do conceito de marketing.
Trato desta questão logo nas primeiras aulas da disciplina Administração de Marketing I, e percebo, no dia-a-dia, o mesmo problema: alunos do 2o ano de Administração não sabem o que faz, realmente, o Marketing. E, graças à má-utilização do termo "Marketing" pela grande mídia, esta confusão acaba atingindo leigos também.

Escrevi, há alguns anos, um
ARTIGO sobre isso, tendo como linha-mestra o tal "Marketing Político". Cada vez que vejo alguém tratando de "marketing político", "marketing bancário" ou "marketing esportivo", ou até "marketing pessoal", tenho urticárias.Os leigos tratam destes temas como se fossem "tipos" de Marketing, sub-divisões.......

Grosso modo, marketing é marketing.
PONTO.

Marketing esportivo é uma terminologia burra, pois não tem rigorosamente NENHUMA diferença em relação ao conceito de Marketing conhecido (e amplamente utilizado) desde a década de 1970 - pelo menos. "Marketing" não muda de conceito apenas em virtude do segmento econômico e/ou área empresarial na qual é aplicado !!!!!
Portanto, os conceitos inerentes ao Marketing podem ser aplicados em campanhas políticas, da mesma forma que podem ser aplicados no setor esportivo, no setor de confecções e têxteis, no setor de metalurgia básica, no setor alimentício, no setor de bens duráveis, em indústrias dinâmicas e inovadoras da Economia, em setores tradicionais e antiquados (no sentido de pouco inovadores!) etc. Não é porque estou utilizando os conceitos tradicionais do Marketing num determinado setor que o Marketing muda de nome !!!!!!

Marketing bancário, por exemplo, não existe. Existe, isto sim, a possibilidade de aplicar no setor bancário conceitos de Marketing como segmentação, posicionamento de mercado, análise do ambiente concorrencial, estratégias de precificação etc.
Mas todos estes conceitos existem desde "sempre" no conceito de Marketing moderno, e valem para qualquer setor, qualquer tipo de organização !!!!!!!

Como se não bastasse esta tremenda confusão sobre os "tipos" de marketing, não se pode ignorar, ainda, a comum, freqüente, e, lastimavelmente, divulgada confusão entre "marketing" e "propaganda".
A Folha de São Paulo estampou ontem, na primeira página do caderno Cotidiano (
aqui, apenas para assinantes) uma matéria intitulada "Por marketing, PM repete invasão em favela
". Alguns dos trechos da reportagem levam o leitor a achar que marketing significa, necessariamente, encenação, enganação, fingimento. Copiando alguns trechos:
Em uma ação de marketing, a Polícia Militar de São Paulo repetiu ontem uma incursão antidrogas em uma favela apenas para que pudesse ser filmada e fotografada pela imprensa. [...] Diante do lamento de jornalistas de outros órgãos de imprensa, que, recém-chegados, não tinham conseguido registrar as cenas, a assessoria de imprensa do governo José Serra (PSDB) interveio. Com isso, uma nova incursão foi organizada pela PM "para que todos possam fazer boas fotos da operação", como disse a assessora Teresa Cristina Miranda. [...] Enquanto ocorria a incursão, um helicóptero da PM fazia manobras, chamadas de "desembarque tático", onde nove policiais se revezaram em breves vôos rasantes sobre a favela, descendo a 80 metros dali. Antes de o helicóptero tocar o solo, os policiais saltavam e apontavam suas armas para o horizonte, na direção da favela, em movimentos de combate. Segundos depois, eles recolhiam as armas e caminhavam para uma van que os levava de volta ao ponto de decolagem do helicóptero, a 500 metros da favela, em uma quadra esportiva, para repetir o mesmo sobrevôo e os mesmos movimentos. A reportagem contou 20 sobrevôos e desembarques naquela área.

Pois bem, sequer pretendo discutir o ridículo que seria uma ação deste tipo, se verdadeira - não vou entrar no mérito da questão, sob a ótica política. Porém, o fato concreto é que milhares de leitores da Folha de São Paulo, após lerem tal matéria, acabarão consolidando uma conceituação pejorativa sobre Marketing, pois o termo foi usado como sinônimo de "enganação".
Não é, infelizmente, a primeira vez que isso acontece - pelo contrário.
Lastimavelmente, é bastante comum.

1 comentários:

Anônimo disse...

boa tarde! me chamo frederico e tenho 17 anos e penso em fazer faculdade de marketing, achei o blog muito interessante tendo muitos topicos do assunto e queria pedir uma ajuda, alguem poderia me informar se apenas existe o curso de marketing ou tem umas subdivisoes que nos escolhemos na faculdade, como por exemplo criaçao, vendas etc... aprendemos todos na faculdade ou existem opicionais?? grato