25 de abril de 2008

Petrobras, sustentabilidade e ignorância

A Petrobras foi reconhecida através de pesquisa da Management & Excellence (M&E) a petroleira mais sustentável do mundo. Em primeiro lugar no ranking, com a pontuação de 92,25%, a Companhia é considerada referência mundial em ética e sustentabilidade, considerando 387 indicadores internacionais, entre eles queda em emissão de poluentes e em vazamentos de óleo, menor consumo de energia e sistema transparente de atendimento a fornecedores.
(...)
Esse resultado demonstra o reconhecimento do compromisso da Companhia com as questões de governança, transparência, responsabilidade social e ambiental e no relacionamento com investidores e na comunicação com as demais partes interessadas.

Não é um texto BONITO, algo que chama a atenção do leitor ?
Há uma chamada na primeira página no site da Petrobras para esta notícia (hoje, 25/04). O link para o texto completo está aqui.

Já tratei deste assunto aqui, aqui e aqui (fora outros posts, mais antigos).

Em se tratando de uma empresa que tem no petróleo sua mais importante matéria-prima, não consigo, sinceramente, entender o conceito de "sustentabilidade"......
Afinal, os combustíveis fósseis no geral (petróleo, carvão, gás natural) são chamados de "recursos NÃO-renováveis".... Um termo bastante óbvio, aliás, mas absolutamente contraditório a esse blábláblá de sustentabilidade......

Se é um recurso NÃO renovável, como uma empresa petrolífera pode ser dita "sustentável" ?????
Sustentabilidade não implica um equilíbrio entre os recursos que a empresa extrai do meio-ambiente e ações capazes de repor tais recursos ?
Desde quando a Petrobras (ou qualquer outra petrolífera, de qualquer país) consegue repor petróleo ?

Antes de mais nada, recomendo algumas leituras àqueles que adoram estes termos em voga, mas nada sabem sobre seu real significado: aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Para completar, estou separando alguns dos comerciais da Petrobras cujo mote central é a suposta "sustentabilidade":







Para ver mais algumas campanhas publicitárias da empresa, recomendo visitar o site da própria Petrobras, aqui.

Não sei qual delas foi proibida pelo Conar (conforme já citei anteriormente aqui no blog), ou mesmo se as propagandas que o Conar vetou estão entre estas disponibilizadas no site.
Não importa.

Todas são propagandas enganosas - a começar pela campanha de 2006, tratando da "auto-suficiência" em petróleo. Mentirosa. Basta ver aqui.
Depois, basta ver os anúncios (todos disponíveis lá no site da Petrobras) que falam da tal "auto-suficiência".

Se uma empresa mente sem nenhum pudor com relação a algo simples como sua produção (ainda que haja uma série de explicações políticas pelo comportamento PTista da empresa), por que falaria a verdade sobre suas práticas "sustentáveis" ?

Contudo, no final das contas, não tem nenhuma importância mesmo.
Como ninguém sabe o que é sustentabilidade, qualquer um acredita que a Petrobras é "sustentável"...

0 comentários: