Nesta semana, estava tratando de estratégias de gerenciamento de marcas em minhas aulas, e coincidentemente (será) recebi um e-mail alertando sobre uma nova pesquisa da InterBrand, tratando exclusivamente das marcas mais valiosas do varejo na Europa.
Ao ler a pesquisa, acabei lembrando das menções feitas às pesquisas deste tipo, inclusive a Top of Mind no Brasil....
Vale a pena compararmos alguns dos levantamento da InterBrand.
Aqui está o arquivo (também em inglês, originalmente publicado na Business Week) com o levantamento das marcas mais valiosas do mundo em 2004; aqui, o levantamento de 2007 (meio grande, com 12Mb).
Interessante reparar as "mudanças" ocorridas em apenas 3 anos.
Para quem desejar aventurar-se a estudar todo o histórico dos levantamento da InterBrand, ver aqui.
É interessante avaliar, ainda, uma pesquisa da Saatchi & Saatchi, tratando das chamadas "private labels", ou seja, produtos fabricados por uma empresa sob contrato de exclusividade com uma terceira - o caso das "marcas próprias" dos varejistas, que são produtos fabricados por indústrias a partir de contrato de exclusividade com aquele varejista. A pesquisa está aqui.
E, voltando aos levantamentos da InterBrand, aqui está o arquivo com as marcas mais valiosas do varejo europeu; aqui, o levantamento das marcas mais valiosas do Brasil.
Para quem quiser detalhes sobre a metodologia utilizada nos levantamento da InterBrand, sugiro esta página aqui. Além disso, os arquivos completos costumam trazer não apenas a descrição completa da metodologia, como também algumas "perguntas freqüentes".
Vale a pena conferir - especialmente porque é muito comum serem realizadas pesquisas que simplesmente omitem a metodologia utilizada, o que me leva a crer que ou a metodologia é tosca e colocaria abaixo todas as conclusões da tal pesquisa, e por isso é omitida, ou a pesquisa foi realizada sem nenhuma base metodológica - o que também colocaria abaixo as conclusões.
Um exemplo perfeito de uma pesquisa que esconde a metodologia está aqui. Segui os links, achei o site da tal "Market Analysis", baixei o PowerPoint com os resultados da pesquisa........mas NADA de metodologia.
Como se pode confiar numa pesquisa assim ?
Qualquer um pode inventar resultados de pesquisas, esconder a metodologia, e sair alardeando que seus resultados e análises são "a última Coca-Cola do deserto".
Por essas e outras, tantas "conclusões" de pesquisas indicam esses modismos idiotas como se fossem coisa séria. Não são.
10 de abril de 2008
Branding: marcas mais valiosas
postado por Unknown
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