24 de abril de 2008

Não sou estuprador, viu ?!

Não é prática comum transcrever algum texto sem tecer meus comentários aqui.
Porém, este trecho de um post do blog do Clemente Nóbrega (aqui) é tão bom, tão conciso e, ao mesmo tempo, tão completo e abrangente, que não dá para acrescentar nada a ele senão minha concordância - sobre a qual, aliás, já tratei muito freqüentemente por aqui.

Vamos ao trecho que interessa, então:

Um leitor me pergunta se sou contra as empresas manifestarem responsabilidades sociais. Não sou contra, apenas acho tolo e enganoso o discurso: “minha empresa não se preocupa só com lucro, preocupa-se com questões sociais também”.
Vamos começar com o “enganoso”.Enganoso por quê?
Porque parte de um pressuposto falso que é:”empresas que se preocupam primariamente com lucro não geram benefícios sociais”.É isso que dá a entender, e isso é 100% errado.
Empresas que operam dentro da lei, respeitando as regras da competição,submetidas à regulação ,e dão lucro, trazem um enorme benefício social.
Me diz uma coisa:de onde veio o enorme aumento de prosperidade nos últimos 100 anos (no mundo todo)?Qual foi o motor do aumento da expectativa de vida? Do aumento de renda percapita?
Essas coisas melhoraram a níveis inimagináveis, e melhoraram para todos, mesmo para os pobres. Um operário em qualquer país industrializado ganha hoje muito mais do que ganhava há 100 anos (com todas as correções feitas).Muito mais.
Foi o estado que propiciou isso? Foi o marxismo?Foram as revoluções realizadas por pessoas preocupadas com o “bem comum”? Foram os que achavam ser seu dever salvar a humanidade do flagelo do capital?
Sei que vou ter que voltar ao tema neste blog, mas “lucro” por si mesmo gera progresso sim senhores, e não só para os “capitalistas”, mas para a sociedade em geral.
Agora o “tolo”.
Acho uma bobagem esse negócio de “minha empresa é mais socialmente responsável que a sua, pensamos mais no planeta(argh...) que a sua,reciclamos mais que a sua, emitimos menos, não mentimos para nossos funcionários, não adotamos trabalho escravo, respeitamos o consumido etc e tal.”
Para quê ficar repetindo isso?
A maior parte dessas coisas é apenas boa gestão. As empresas se dão melhor respeitando o consumidor, não mentindo para seus empregados etc....
Outras,são coisas coisas que qualquer empresa decente faz.Tem a ver com aquelas atitudes que aprendemos em casa, de nossos pais e avós. Decência. Para que badalar isso?
Imagine a impressão que daria se eu me apresentasse assim:
”Boa noite.
Sou Clemente Nobrega, físico,escritor,consultor e palestrante.
Ah, ia esquecendo...Quero que saibam que sou também um não- estuprador,viu?”.

Pois é.......
Eu sempre achei que se uma empresa (QUALQUER empresa) precisa "apresentar" o argumento de ser "socialmente responsável" ou "sustentável" (ou qualquer bosta do gênero) para posicionar-se no mercado, o melhor a fazer seria fechar a empresa.

O exemplo do Clemente Nóbrega é impecável.

0 comentários: