7 de junho de 2008

PEGADA ECOLÓGICA

Certamente vai parecer que eu tenho uma neurose, pessoal e permanente, com a questão do meio-ambiente....
Então, já começo registrando que xiitas e analfabetos funcionais que insistem em distorcer o que eu escrevo terão mais uma oportunidade. Contudo, preciso registrar que não sou, absolutamente, favorável à destruição de florestas e afins. Muito pelo contrário.

Todavia, sou, isto sim, radicalmente contrário às baboseiras que os xiitas (e mal-intencionados e ignóbeis em geral) costumam espalhar sobre "sustentabilidade". E, convenhamos, como este tema virou modismo, o que não falta é gente escrevendo sobre "sustentabilidade", muitas vezes, aliás, escrevendo besteiras ou então coisas completamente inúteis..... (de curiosidade, ver aqui e aqui). Outras vezes, busca-se apenas uma forma de chamar a atenção, e ganhar seus 15 segundos de fama (é que atualmente, a coisa anda tão volúvel, que 15 minutos podem ser considerados uma eternidade!!!).

Uma pesquisa encomendada pelo WWF-Brasil ao Ibope, divulgada no último dia 05/06 (aqui), mostra o que eu venho escrevendo aqui há tempos: o consumidor, efetivamente, não está nem aí para as tais práticas "sustentáveis" que muitas empresas, mentirosamente, alardeiam ter.

A pesquisa é muito clara: os hábitos básicos das famílias (leia-se "consumidores") brasileiras provam que empresas que investem milhões em propagandas (muitas vezes enganosas) que tentam ligar sua marca à preservação da natureza estão torrando dinheiro. Uma verdadeira queimada - muitas vezes de proporções amazônicas.

Para acessar diretamente o arquivo com a íntegra da pesquisa, basta clicar aqui.

A matéria da Folha de São Paulo que citou o estudo (aqui, para assinantes) é bastante clara:

De acordo com a pesquisa, a elite brasileira tem hábitos insustentáveis ambientalmente e exercem uma má influência ao servir como modelo de aspiração de consumo para as classes emergentes. "Afinal, todos querem ter e consumir como as classes A e B", afirma Irineu Tamaio, coordenador do programa Educação para Sociedades Sustentáveis do WWF.
Intitulado "Tendências e Hábitos do Consumo dos Brasileiros", o trabalho, realizado em parceria com o Ibope, tem o objetivo de despertar a sociedade e fazê-la pensar em mudanças nos hábitos e padrões de consumo, afirma o WWF.

Rapidamente, quero apenas registrar que a terminologia "elite", como é empregada nesta matéria, me parece um tanto quanto preconceituosa.

Mas, deixando este detalhe semântico de lado, digamos que as classes A e B sejam, então, a "elite".
A pesquisa mostra que estes segmentos de consumidores NÃO ESTÃO NEM AÍ PARA A TAL SUSTENTABILIDADE.
Provavelmente, nem sabem o que significa - mas tudo bem, porque nem os "especialistas em sustentabilidade" sabem.

Então, vamos parar com este modismo imbecilizante, esse discurso vazio, essa retórica burra.
Voltemos a identificar aquilo que o consumidor quer, ao invés de inventar.

Paremos de desperdiçar recursos (financeiros, energéticos e outros tantos) em propagandas que alardeiam a "sustentabilidade".

O público-alvo não está nem aí para ela !

0 comentários: