19 de junho de 2008

Novos hábitos dos consumidores

Ambas as notícias são da Revista Consumidor Moderno:

Cerca de 72% dos internautas brasileiros já obtiveram, em blogs, informações que ajudaram a formar opinião sobre uma marca, produto ou serviço. Os dados são de estudo divulgado recentemente pelo Instituto de Pesquisas Qualibest sobre os hábitos e costumes dos internautas brasileiros, no que diz respeito aos blogs.

Entre os entrevistados, 12% acredita totalmente e 86% parcialmente nas informações que encontram em um diário virtual. Além disso, mais da metade apontaram que se lembram de ter visto algum tipo de propaganda em um blog que costumam visitar.

No quesito acesso, 89% confirmaram que entraram pelo menos uma vez em algum blog, e a média de acessos diários é de uma para a maioria dos entrevistados, e de duas ou mais vezes, para 25%. Entre os temas preferidos estão curiosidades (18%), humor (15%), internet (10%), seguidos de notícias e tecnologia em geral (9% cada). Apenas 9% dos entrevistados costumam acessar blogs internacionais.

Os sites de busca (48%) e recomendações de outras pessoas (30%) foram as maneiras mais citadas para se conhecer um blog novo. A leitura do conteúdo é o recurso mais utilizado (86%) sendo que a maioria acredita que fotos e vídeos são os recursos mais importantes em portal do tipo.A pesquisa foi realizada por e-mail com 1820 participantes em todo o Brasil.

Eu já tratara deste tema por aqui, a partir de uma ótima matéria da Revista Época Negócios.
O uso dos blogs, redes sociais e outras ferramentas da web são, sem nenhuma dúvida, uma megatendência. Espero que as empresas aprendam a usar todos os benefícios oferecidos.......

Nesta quinta-feira (19/6), o IBOPE NET/Ratings lançou seu mais novo produto: uma metodologia para coletar informações sobre o comportamento do usuário de redes sociais.

A ferramenta usada para coletar esses dados é o Coleta RS, uma parceria do IBOPE com a Universidade de São Paulo. Esse robô é programado para fazer um apanhado das comunidades do Orkut, com base em instruções dadas pelo Ibope.

“A partir de um tema, conseguimos iniciar a pesquisa. Os 50 últimos membros a participar de uma comunidade são mapeados e a partir deles mapeamos a participaçao em outras comunidades” explicou Alexandre Magalhães, gerente de análise do IBOPE. “A intenção é entregar ao mercado um medidor mais profundo dessas mídias sociais. É o consumidor do futuro que está na rede social. O impacto pode ser muito rápido. Tratar essas comunidades com a importancia que elas merecem é obrigacao das empresas”.

Os resultados de uma primeira análise mais mercadológica definem que o usuário que gosta de uma marca passa mais tempo numa comunidade sobre ela do que no site institucional. No setor automotivo, por exemplo, o tempo de uso médio por pessoa na internet residencial está concentrado em cerca de 14 minutos por mês para os sites de automóveis e mais de 4 horas nas comunidades sobre automóveis. Uma diferença gritante, de 1,864%.

Os números envolvem somente a plataforma de rede social Orkut, do Google, e as comunidades dentro dela. Nesse primeiro momento, o robô coleta informações apenas do Orkut, mas a idéia, segundo Alexandre Crivelaro, diretor de inovação do IBOPE, é melhorar a ferramenta gradativamente não só para alcançar outras redes, mas também realizar um trabalho qualitativo. “É um trabalho novo, em evolução. Nosso próximo passo seria identificar pessoas que podem influenciar outras pessoas”, comentou. "Imagine essa metodologia aplicada para mapear as reações sobre polícita", acrescentou Magalhães.

Hoje o IBOPE já tem seu braço para audiência na internet, o NETRatings. Segundo o IBOPE, o Coleta RS será um produto complementar, que por ventura terão os dados cruzados para venda de papers e pesquisas customizadas.

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