24 de outubro de 2008

Consumidores desistem da sustentabilidade para economizar dinheiro

Eu juro que freqüentemente penso em parar de tratar dessa imbecilidade chamada "sustentabilidade". Mas isso é uma praga: "aparece" na minha frente !
Nesta semana, num momento totalmente "light", estava lendo a coluna da Monica Bergamo, na Folha - uma coluna do tipo "coluna social", recheada de futilidades. Ou seja, uma leitura que não demanda nenhuma reflexão; pura distração mesmo.

Bom, até lá o assunto "sustentabilidade" aparece:

Discurso x atitude
Uma pesquisa feita pelo instituto Quorum Brasil mostra que nem sempre o discurso ecológico corresponde à prática. Apesar de 74% dos consumidores paulistanos entrevistados se considerarem preocupados com questões ambientais e 59% afirmarem que produtos com apelo ecológico influenciam sua decisão de compra, 70% desistem de comprar artigos com certificação verde caso estes custem mais do que similares não certificados.

NEM AÍ
Além disso, 47% não deixam de comprar um produto mesmo sabendo que ele é prejudicial à natureza. O levantamento foi feito a pedido do "Guia Exame de Sustentabilidade", que publica o resultado completo do estudo no fim do mês.
Obviamente, ainda não tenho os detalhes desta pesquisa.
Contudo, algumas dúvidas passaram pela minha cabeça......

Será que a Exame, ao publicar esta pesquisa (ou trechos dela) vai REALMENTE escrever, com todas as letras, que o consumidor NÃO tem pressionado nenhuma empresa a adotar processos "ecologicamente corretos", ou "sustentáveis" ou qualquer termo equivalente ?

Será que a Exame vai dar o braço a torcer ?

O que será que a Cristiane Correa, Editora-Executiva da revista, acha ?

Será que ela voltaria a tratar do assunto da mesma forma ?

Tantas perguntas......... Acabarei recebendo o tal "Guia Exame de Sustentabilidade", por AINDA ser assinante da josta.
Vejamos o que a Exame vai publicar, e qual contorcionismo eles farão para insistir em tratar do tema da forma irresponsável e burra como vêm fazendo até agora.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá professor! Acho no mínimo diferente a forma como define sustentabilidade como "imbecilidade". Acho que imbecil não é o tema e sem a forma distorcida como é tratado.

Unknown disse...

Olá, Daniela.
Bom, concordo que a redação acabou ficando um pouco dúbia, sim. Erro meu.
Mas a dubiedade (leve) não invalida o que eu penso sobre SUSTENTABILIDADE - é algo bem imbecil, sim.
Afinal, ninguém sabe o que é !!!!!!!
O termo tem sido usado de uma forma completamente imbecil, para dar "ares de modernidade" a um termo que existe há décadas, e eu aprendi em geografia no colégio: "desenvolvimento sustentável". Em livros introdutórios à Economia, inclusive, aparece esta terminologia.
A "sustentabilidade", conceitual ou praticamente, é imbecil porque vazia, sem conceituação efetiva, e usada para tapar buracos - ou como "mote" de campanhas publicitárias que, na maior parte dos casos, são mentirosas.

Por outro lado, acho que isso pode mudar - desde que as pessoas comecem a tratar o assunto de forma séria.
Abs,
Munhoz