25 de junho de 2009

ESCLARECIMENTO DA TELEFÔNICA

Vou copiar um comentário que recebi no último post:

Olá, tudo bem?

Antes de mais nada, gostaria de me apresentar: trabalho no Grupo Máquina, agência de comunicação da Telefônica no ambiente digital para o Speedy. Um dos objetivos deste trabalho é abrir o diálogo da empresa com os internautas em uma relação transparente.

Entro em contato com você porque gostaria de enviar um posicionamento da empresa sobre a decisão da Anatel de suspender a venda do serviço até a aprovação de um plano de ações para aprimoramento do Speedy.

A Telefônica entende que os usuários esperam mais da companhia e todas as equipes da empresa estão mobilizadas, 24 horas por dia, no plano de ações para o aperfeiçoamento do serviço Speedy e da rede que dá suporte ao acesso à internet. Todos estão concentrados no trabalho, visando não só atender, mas superar as expectativas dos clientes e da sociedade.

Como você deve saber, a Telefônica foi a pioneira no lançamento da internet em banda larga no Brasil, em 1999, e ainda hoje mantém a rede de dados com maior volume de tráfego no País.

Agradeço o espaço para levarmos aos leitores do seu blog o posicionamento oficial da empresa diante deste assunto.

Qualquer dúvida estou à disposição,

Obrigado,

Equipe Telefônica na Web
telefonicanaweb@maquina.inf.br
Agora, a minha resposta:

Cara "Equipe Telefônica na Web",
Em primeiro lugar, seria interessante (além de respeitoso, de "bom tom") assinar a mensagem com um nome de uma pessoa, não de uma "equipe". Mas tudo bem....

Segundo ponto: este blog é um espaço democrático, e sempre haverá espaço para réplicas, discordâncias, complementos etc.

Mas o ponto principal que eu quero comentar é o seguinte: Ok, a Telefônica mantém um serviço de rastreamento de notícias e citações sobre ela...compreensível. Mas a resposta, ainda que padronizada, poderia ser um pouquinho menos mentirosa, não ?!
Veja: o fato de a Telefônica ter sido pioneira no lançamento da internet em banda larga não me diz absolutamente nada se o serviço que ela oferece é uma merda. Poderia ter sido a última, desde que conseguisse oferecer um serviço minimamente bom. Neste caso, a vantagem da primazia se perde devido à incompetência da empresa em entregar o que é oferecido na comunicação promocional, no que tange ao produto Speedy (nem vou comentar outros produtos, pois não é o foco deste post).

O trecho que afirma "Todos estão concentrados no trabalho, visando não só atender, mas superar as expectativas dos clientes e da sociedade" é uma MENTIRA deslavada, um aldrabice, pura balela, uma fraude, imensa lorota.
Se a Telefônica estivesse minimamente preocupada em "atender" e até em "superar" as expectativas dos clientes, ela teria pessoal treinado no call-center (ao invés daquelas bestas que repetem um script nojento, que não resolve a vida do cliente), mas mais importante, teria tomado providências para que os constantes problemas do Speedy NÃO ocorressem.
Ao invés disso, a Telefônica demonstra que adotou a filosofia da vaca com seus clientes: está cagando e andando para os otários que acreditaram que teriam um bom serviço ao contratar a Telefônica.

A empresa prefere investir na contratação de uma assessoria de imprensa / RP do que melhorar seu produto. Obviamente, nada contra a RP. Mas TUDO contra esta prática picareta, típica da Telefônica (e de outras empresas picaretas), de investir na comunicação & promoção, deixando de lado o mais importante: oferecer um serviço de qualidade.
Mas como a Telefônica se acha a dona do mundo, ela não precisa disso, né ?!
Até o dia em que tiver concorrência.....
Ou então, até o dia em que o Grupo Máquina ficar sem acesso à internet porque o Speedy está fora do ar - ou será que vocês usam outro serviço de banda larga ?!

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